Curso Jogos 2D (Avançado)

Conteúdo do curso:

1 – Apresentação da Aplicação:


  • Objetivo do curso;
  • O Jogo Doom 200&1
    • Personagens do Jogo;
    • Itens do Jogo;
    • Objetivo e dificuldade do Jogo.
  • Apresentação dos elementos
    1. Coordenadas de cada elemento da tela;
    2. Elementos fixos e HUD do Jogo;
    3. Fundo móvel infinito;
    4. Timer do Jogo;
    5. Life dos inimigos;
    6. Fábrica de diversos inimigos;
    7. Colisão entre elementos;
    8. Efeito dos elementos ao serem atingidos;
    9. Itens de ajuda e controle do tempo de duração.


2 – Iniciando a APP:
  • Entendendo a classe Canvas;
  • O que é frame do Jogo?
  • Coordenadas da tela;
  • Colocando um desenhos na tela;
  • Movendo o desenho.

3 – Transformando tudo em Jogo:
  • Adicionando figuras no lugar de desenhos;
  • O que são SPRITES;
  • Loop do Jogo;
  • Interagindo com a tela por meio de toques e movimentos com os dedos;
  • A classe Elemento;
  • Elementos fixos e HUD do jogo;
  • Transição do fundo infinito;
  • Engine;
  • Colocar o jogo compatível com qualquer tela de celular;
  • Dar ao jogo um aspécto RETRÔ;
  • Adicionando sons aos efeitos do jogo.

4 – Cena do Jogo - Animação dos personagens:
  • A classe elemento animado;
  • Criando uma fábrica de inimigos;
  • Fazendo os inimigos andarem em direção ao herói;
  • Disparo do inimigo e disparo do herói;
  • Colisão de elementos;
  • Retirando vida do herói e do inimigo;
  • Efeitos de explosão e transição de inimigos;
  • Escolhendo inimigos aleatoriamente;
  • Aumentando a dificuldade do jogo.

5 – Fábrica de Itens:
  • Criando uma fábrica de itens;
  • Ativando os itens no herói (invisibilidade, invencibilidade, Super Fire, recuperação da vida, armadura)
  • Controlando o tempo que o item fica ativo;
  • Exibindo o ícone do item na tela;
  • Agendando o próximo item.

6 – Timer do Jogo:
  • Adicionando contagem regressiva;
  • Verificando TIMER OVER;
  • Piscando o tempo alertando sobre o risco de time over;
  • Pausando o timer e o jogo.

7 – Toques finais:
  • Quando o CHEFÃO entra em cena;
  • Criando a tela de fim;
  • Exibindo os créditos do Jogo;
  • Colocando música de fundo para o jogo e para os créditos;
  • ADMOB - Colocando propaganda na aplicação;
  • Economizando o uso da memória RAM e bateria do aparelho;
  • Compactando a aplicação para o Google Play.

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