Curso Android (Introdução)

Conteúdo do curso:


1 – CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE:

  • Instalação e configuração do Android Studio;
  • Escolhendo a versão do SDK do Android;
  • Apresentação das ferramentas de desenvolvimento do Android Studio.

2
CRIANDO O PRIMEIRO PROJETO (JOGO DA MEMÓRIA):



  • Visão geral do projeto;
  • Model e View;
  • Activity e arquivo de manifesto (Manifest.xml);
  • Intents e filtros de intents;
  • Adicionando outras telas no projeto;
  • Abrindo um Android Virtual Device (AVD).
  
3RECURSOS E ATIVOS:


  • Resources (res);
  • Assets.

4VIEWS:


  • Views;
  • Dimensões;
  • Buttons;
  •  Eventos (onTouch/onClick).

5LISTAS:


  • Criando padrões de repetição de telas (views);
  • Inflando as repetições em uma lista;
  • Adapter.

6HANDLER e THREADS:


  • Aplicando a lógica no Jogo;
  • Agendando ações automáticas (Handler);
  • Fazendo a animação dos componentes visíveis;
  • Exibindo mensagens na tela para o jogador;
  • Listener e contador de tempo.

7SOM e MÚSICA:


  • Tocando sons para acerto e erro do jogador;
  • Colocando uma música de fundo;
  • Entendo o ciclo de vida de uma Activity.

8MENUs:


  • Resource menu;
  • Exibindo o menu na Activity;
  • Tratando a ação do menu selecionado.


9PREFERÊNCIAS:


  • PreferenceSettings;
  • Arrays de preferências;
  • XML de preferências;
  • PreferenceFragment;
  • Inicializando o jogos com preferências default;
  • Obtendo respostas de Acitivities;
  • Finalização do projeto Jogo da Memória.


10CRIANDO O PROJETO AGENDA:




  • Visão geral do projeto;
  • Criando um projeto com a ajudo do Android Studio;
  • Navigation Drawer Activity.


11SQLITE:


  • Banco de dados do Android;
  • Classe SQLiteOpenHelper;
  •  DAO com SQLite;
  • CRUD (select, insert, update e delete).


12FRAGMENTS e LAYOUTS:


  • Reaproveitando views da Activity;
  • Classe interna anônima;
  • Tela na orientações retrato e paisagem.

13USANDO RECURSOS EXTERNOS (CÂMERA/INTERNET/SMS):


  • Câmera;
  • Usando Retrofit para consumir um serviço de CEP online;
  • Integrando o Retrofit ao projeto;
  • Enviando um SMS.


14TAREFAS ASSÍNCRONAS (AsyncTask):


  • AsyncTask;
  • Chamando as ações do DAO por meio de uma AsyncTask.

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