Cursos Android

Curso Android 2020 (Online)


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Todo curso será ministrado no Android Studio 

Desenvolvimento de duas APPs completas para servir como base para seus projetos.

duração: 40h


Descrição do curso:

O curso de programação móvel para Android, destina-se a profissionais ou estudantes que conhecem a linguagem JavaSE e pretende aplicar as técnicas do Java e orientação a objeto em um aplicativo para celular Android. O Sistema Android surgiu em 2003 e em 2005 foi adquirido pela Google e em parceria com outras empresas fundaram a OHA com o objetivo de criar uma plataforma de código aberto para smartphones. A partir de então, o Android tornou-se um dos sistemas mais conhecidos e que hoje pode ser aplicado a smartphones, smartwatches, tv, automóveis etc. Durante o treinamento, será apresentado para o aluno técnicas de desenvolvimento móvel, instalação e configuração do Android Studio, a estrutura de um projeto Android, transição entre telas (Activities) e reaproveitamento de lógicas (Fragments).

Serão desenvolvidos projetos que servirão como base para que o aluno consiga desenvolver seu próprio aplicativo para celulares Android aplicando nele um aspecto profissional e iterativo.   O Treinamento apresenta todas as técnicas de animação de imagens, botões e janelas, como adicionar som e música aos aplicativos, como incluir arquivos de configuração e preferência nos projetos, como conectar seu app a um banco de dados SQLite, menus deslizantes e menus suspensos, como utilizar recursos do aparelho como câmera, telefone e SMS e como consumir WEB Services por meio do Retrofit.

 

Público alvo:

Este curso destina-se a profissionais ou estudantes que pretendem aplicar seus conhecimentos de JavaSE em um aplicativo para celulares Android e, por meio de técnicas apresentadas durante o treinamento, manipular os recursos do celular como câmera, armazenamento de arquivos e dados em um banco de dados SQLite. Para o profissional que pretendem conectar seu aplicativo a WEB Services será apresentado como utilizar o Retrofit, um cliente HTTP que pode ser aplicado a Java/Android.

 

Você irá aprender

A estrutura de um APP para celulares com Sistema Android, transição entre tela (Activities) via Intent, adicionar ativos ao projeto (imagens, sons, música) aplicar animação ao itens visuais, a classe View e os elementos visuais (botões, menus, caixas de texto etc.) trabalhar com Adapters e Listas, criar um Layout responsivo para as duas orientações da tela (retrato e paisagem), acionar a câmera do celular para capturar fotos, salvar arquivos no celular, conectar o projeto a um banco de dados local SQLite, enviar SMS por meio da APP, consumir web services com Retrofit.

 

Conteúdo Programático:

  • Android Studio
    • Curiosidade sobre o nome das versões
    • Instalação do IDE 
  • O Jogo da Memória
    • Visão geral do projeto
    • Model e View
    • Activity
    • Intents e filtros de intents
    • Acionar uma Activity via intente
    • Atividade – Criando o projeto Memória
  • Android Virtual Device (AVD)
    • Atividade – Instalando AVD
  • Recursos e Ativos
    • Resources (res)
    • Assets
    • Atividade – Adicionando recursos e ativos ao jogo
  • Views
    • Views
    • Dimensões das diversas telas
    • Layouts
    • Button
    • Atividade – Adicionando um botão para iniciar o jogo
  • Listas
    • Criando padrões de repetição (view)
    • Inflando os padrões de repetição (inflate)
    • Atividade – Preparando os componentes visuais do jogo
  • Adapter
    • Atividade – criando o adapter
  • Handler e Threads
    • Lógica do jogo
    • Handler – Agendando uma ação futura
    • Atividade – configurando o início do jogo
    • Exibindo mensagens (Toast)
    • Atividade – Inserindo animação no jogo
    • Listener e contador de tempo
    • Atividade – contagem regressiva
  • Som e música
    • Tocar um som para acerto e erro
    • Pasta res/raw
    • Tocar, pausar e continuar uma música
    • Efeitos sonoros
    • Atividade – Configurando o player de som
  • Ciclo de vida de uma Activity
    • o Atividade – Adicionando sons ao jogo
  • Menu
    • Resource menu
    • Exibindo um menu no Activity
    • Tratando a opção selecionada no menu
    • Atividade – Adicionando menu ao jogo
  • Preferências
    • PreferenceSettings
    • Arrays
    • XML de preferências
    • PreferenceFragment
    • Carregando as preferências default
    • Aguardando a resposta de uma Activity
    • Atividade – Adicionando preferência ao jogo
  • Projeto Agenda
    • Visão geral do projeto
    • Começando um projeto com auxílio do IDE
    • Atividade – Iniciando o projeto Agenda
  • SQLITE
    • Banco de dados o Android
    • SQLiteOpenHelper
    • ContatoDaoSQLite
    • SQLiteDatabase.insert
    • SQLiteDatabase.update
    • SQLiteDatabase.delete
    • SQLiteDatabase.query
    • Atividade – Incluindo banco SQLite no projeto Agenda
  • Fragments e Layouts
    • Reaproveitando recursos da Activity
    • Classe interna anônima
    • Atividade – Criando um fragment para Contatos
    • Trabalhando com as duas orientações da tela
    • Atividade – Inserindo um novo layout para contatos
  • Recursos Externos
    • Câmera
    • Atividades – Capturando a foto do contato
    • Consumindo um web service com Retrofit
    • Integrando o Retrofit ao projeto
    • Atividade – Obtendo o endereço do contato com Retrofit
    • Enviando SMS
    • Atividade – Enviando SMS
  • Tarefas assíncronas
    • AsyncTask
    • Atividade – completando o projeto com tarefas assíncronas
    • Transferindo dados entre fragments
    • Atividade – Transferindo dados entre fragments
  • Terminando o projeto Agenda
    • Atividade – Concluindo o projeto com o módulo de compromissos

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