Curso Android 2020 (Online)
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Desenvolvimento de duas APPs completas para servir como base para seus projetos.
duração: 40h
Descrição do curso:
O curso de programação móvel para
Android, destina-se a profissionais ou estudantes que conhecem a linguagem
JavaSE e pretende aplicar as técnicas do Java e orientação a objeto em um
aplicativo para celular Android. O Sistema Android surgiu em 2003 e em 2005 foi
adquirido pela Google e em parceria com outras empresas fundaram a OHA com o
objetivo de criar uma plataforma de código aberto para smartphones. A partir de
então, o Android tornou-se um dos sistemas mais conhecidos e que hoje pode ser
aplicado a smartphones, smartwatches, tv, automóveis etc. Durante o
treinamento, será apresentado para o aluno técnicas de desenvolvimento móvel, instalação
e configuração do Android Studio, a estrutura de um projeto Android, transição
entre telas (Activities) e reaproveitamento de lógicas (Fragments).
Serão desenvolvidos projetos que
servirão como base para que o aluno consiga desenvolver seu próprio aplicativo
para celulares Android aplicando nele um aspecto profissional e iterativo. O Treinamento apresenta todas as técnicas de
animação de imagens, botões e janelas, como adicionar som e música aos
aplicativos, como incluir arquivos de configuração e preferência nos projetos,
como conectar seu app a um banco de dados SQLite, menus deslizantes e menus
suspensos, como utilizar recursos do aparelho como câmera, telefone e SMS e
como consumir WEB Services por meio do Retrofit.
Público alvo:
Este curso destina-se a
profissionais ou estudantes que pretendem aplicar seus conhecimentos de JavaSE
em um aplicativo para celulares Android e, por meio de técnicas apresentadas
durante o treinamento, manipular os recursos do celular como câmera,
armazenamento de arquivos e dados em um banco de dados SQLite. Para o
profissional que pretendem conectar seu aplicativo a WEB Services será
apresentado como utilizar o Retrofit, um cliente HTTP que pode ser aplicado a
Java/Android.
Você irá aprender
A estrutura de um APP para
celulares com Sistema Android, transição entre tela (Activities) via Intent,
adicionar ativos ao projeto (imagens, sons, música) aplicar animação ao itens
visuais, a classe View e os elementos visuais (botões, menus, caixas de texto
etc.) trabalhar com Adapters e Listas, criar um Layout responsivo para as duas
orientações da tela (retrato e paisagem), acionar a câmera do celular para
capturar fotos, salvar arquivos no celular, conectar o projeto a um banco de
dados local SQLite, enviar SMS por meio da APP, consumir web services com
Retrofit.
Conteúdo Programático:
- Android Studio
- Curiosidade sobre o nome das versões
- Instalação do IDE
- O Jogo da Memória
- Visão geral do projeto
- Model e View
- Activity
- Intents e filtros de intents
- Acionar uma Activity via intente
- Atividade – Criando o projeto Memória
- Android Virtual Device (AVD)
- Atividade – Instalando AVD
- Recursos e Ativos
- Resources (res)
- Assets
- Atividade – Adicionando recursos e ativos ao jogo
- Views
- Views
- Dimensões das diversas telas
- Layouts
- Button
- Atividade – Adicionando um botão para iniciar o jogo
- Listas
- Criando padrões de repetição (view)
- Inflando os padrões de repetição (inflate)
- Atividade – Preparando os componentes visuais do jogo
- Adapter
- Atividade – criando o adapter
- Handler e Threads
- Lógica do jogo
- Handler – Agendando uma ação futura
- Atividade – configurando o início do jogo
- Exibindo mensagens (Toast)
- Atividade – Inserindo animação no jogo
- Listener e contador de tempo
- Atividade – contagem regressiva
- Som e música
- Tocar um som para acerto e erro
- Pasta res/raw
- Tocar, pausar e continuar uma música
- Efeitos sonoros
- Atividade – Configurando o player de som
- Ciclo de vida de uma Activity
- o Atividade – Adicionando sons ao jogo
- Menu
- Resource menu
- Exibindo um menu no Activity
- Tratando a opção selecionada no menu
- Atividade – Adicionando menu ao jogo
- Preferências
- PreferenceSettings
- Arrays
- XML de preferências
- PreferenceFragment
- Carregando as preferências default
- Aguardando a resposta de uma Activity
- Atividade – Adicionando preferência ao jogo
- Projeto Agenda
- Visão geral do projeto
- Começando um projeto com auxílio do IDE
- Atividade – Iniciando o projeto Agenda
- SQLITE
- Banco de dados o Android
- SQLiteOpenHelper
- ContatoDaoSQLite
- SQLiteDatabase.insert
- SQLiteDatabase.update
- SQLiteDatabase.delete
- SQLiteDatabase.query
- Atividade – Incluindo banco SQLite no projeto Agenda
- Fragments e Layouts
- Reaproveitando recursos da Activity
- Classe interna anônima
- Atividade – Criando um fragment para Contatos
- Trabalhando com as duas orientações da tela
- Atividade – Inserindo um novo layout para contatos
- Recursos Externos
- Câmera
- Atividades – Capturando a foto do contato
- Consumindo um web service com Retrofit
- Integrando o Retrofit ao projeto
- Atividade – Obtendo o endereço do contato com Retrofit
- Enviando SMS
- Atividade – Enviando SMS
- Tarefas assíncronas
- AsyncTask
- Atividade – completando o projeto com tarefas assíncronas
- Transferindo dados entre fragments
- Atividade – Transferindo dados entre fragments
- Terminando o projeto Agenda
- Atividade – Concluindo o projeto com o módulo de compromissos
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