
Instalação e configuração do Android Studio (Windows)
Olá,
Para o primeiro artigo do blog, eu preparei algo simples, mas que muitos programadores que estão iniciando com o Android ainda têm dúvida.
Para fazer a correta instalação, você irá precisar:
- Instalador da JDK – Java Development Kit (Eu estou usando a versão 1.8)
- Instalador do Android Studio – Vou usar a versão 1.4
Eu não vou entrar em detalhes sobre como fazer a instalação do JDK porque ela é bem simples. Você pode procurar no Google por JDK Java download, baixe o JDK e instale de acordo com a versão do seu Windows (32 ou 64 bits)
Curiosidade:
Diferença entre JDK e JRE:
- JDK – Contém o compilador JAVAC: Este é o kit focado no programador, logo, é este que vamos usar
- JRE – Java Runtime Environment: Traz apenas o necessário para executar uma aplicação Java.
Para baixar o Android Studio, acesse: https://developer.android.com/intl/pt-br/sdk/index.html e baixe a última versão disponível. Quando eu fiz este post a última versão era a: android-studio-bundle-141.2343393-windows.
Primero instale o JDK (se o JDK já estiver instalado, o Android Studio irá encontrar o seu path e configurá-lo automaticamente).
Em seguida execute o instalador do Android Studio, vou explicar cada tela:
1) Selecione os componentes a serem instalados:
Nessa tela deixe todas as opções marcadas, principalmente se for a primeira vez que você instala o Android Studio:
- Android Studio: O próprio IDE
- Android SDK: Kit de desenvolvimento para Android. É nele que estão as bibliotecas, compiladores e emuladores.
- Android Virtual Device (AVD): O AVD é uma ferramenta fundamental de comunicação entre o dispositivo físicos ou emuladores com o PC. Ele merece um artigo só para falar de suas funcionalidades, então não vou entrar em muitos detalhes aqui.
- Performance (Intel® HAXM): Ferramenta que usa tecnologia de virtualização, integrada ao emulador de Android. Para usar é necessário que o recurso de virtualização esteja habilitado na BIOS. Mais detalhes no link: https://software.intel.com/en-us/android/articles/intel-hardware-accelerated-execution-manager
- Clique em Next
2) As duas telas seguintes são os termos de licença do Android SDK e do Intel HAXM respectivamente.
- Clique em I Agree para continuar
3) A próxima tela mostra a pasta de instalação do Android Studio e do SDK. Você pode deixar o padrão, no meu caso, eu mudei a pasta do SDK para facilitar próximas instalações.
- Clique em Next.
4) A próxima tela sugere o valor máximo memória que será alocado para o emulador. Deixe marcado o valor recomendado e clique em Next.
5) A próxima tela mostra o atalho do menu Iniciar. Clique em Install para iniciar o processo de instalação.
Pronto, feito isso o IDE está instalado. Vamos agora para as configurações básicas:
1) SDK Manager: Você pode acessar o SDK Manager clicando na opção Configure da tela principal e em seguida SDK Manager
- Na aba SDK Platforms escolha as versões do Android que pretende trabalhar. Minha sugestão é que você escolha no mínimo as versões 2.2, 4.0.3 e a última disponível. No meu caso a última disponível é a 6.0
- Na aba SDK Tools pode marcar todas as opções. Dessa forma não será necessário o download de ferramentas posteriormente.
2) Em seguida acesse Editor > General > Appearence e do lado direto da tela certifique-se que a opção Show line numbers esteja marcada. Isso será muito último para você não se perder em futuros tutoriais e dicas.
3) Agora por último entre em Editor > General > Auto Import e marque a opção Add unambiguous imports on the fly. Isso faz com que o Android Studio importe as bibliotecas automaticamente enquanto você digita o código.
4) Provavelmente a cor da minha tela está diferente da sua. Isso pode ser alterado em Editor > Colors & Fonts e escolher o Scheme de sua preferência.
E isso é tudo. Até o próximo artigo.
Cara, muito bom! Instalando aqui pra começar a "inventar moda". Obrigado! Blog já está nos favoritos! :)
ResponderExcluirBlz, Guilherme. Este fds vou postar uma app.
Excluir