domingo, 8 de novembro de 2015

Animações no Android


Animações no Android

Olá,

O artigo de hoje trata de um tema que pode ser utilizado para dar um ar mais profissional à sua aplicação. Os recursos de animação estão presentes desde a primeira versão do Android e foram evoluindo com o tempo.

A classe ObjectAnimator

A classe ObjectAnimator permite criar animações de forma simples, possibilitando alterar várias propriedades ao mesmo tempo.
Qualquer View pode ser animada, ou seja, qualquer componente visual do Android. Abaixo um exemplo que eu retirei do livro Google Android 4ª ed. que ensina como animar uma ImageView usando a ObjectAnimator:


1:  ImageView v = (ImageView) findViewById(R.id.imageView);  
2:  ObjectAnimator animX = ObjectAnimator.ofFloat(v, “x”, 50f);  
3:  ObjectAnimator animY = ObjectAnimator.ofFloat(v, “y”, 100f);  
4:  AnimatorSet animSetXY = new AnimatorSet();  
5:  animSetXY.playTogether(animX, animY);  
6:  animSetXY.start();  

Você pode incluir quantas animações quiser em um AnimatorSet, utilizando o seguinte conjunto de Strings como parâmetro:

- x
- y
- alpha (transparência)
- scaleX
- scaleY
- rotation
- etc...

O tempo de duração da animação é controlado atribuindo um long para o parâmetro setDuration(long) do AnimatorSet:

animSetXY.setDuration(3000); //3000 milissegundos

Baixe o exemplo Exemplo.7zip  abra no seu Android Studio e compile para o emulador. Esse exemplo mostra uso do ObjectAnimator permitindo ao usuário escolher as animações que quer executar e depois visualizar o resultado na próxima tela.

Tela para escolher as animações:



Tela de resultado da(s)  animação(ões):



A classe ViewPropertyAnimator

Uma maneira mais simples de animar um componente é utilizando a classe ViewPropertyAnimator. Com ela, por meio do método animate() da View, você pode em uma única linha de comando alterar várias propriedades ao mesmo tempo:

imageView.animate().x(50f).y(100f).alpha(0);


Por hoje é isso. Até o próximo artigo!

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